Quais são os alimentos que ajudam a combater ou a piorar a ansiedade?

categoria

Nome da Categoria

Você sabia que a forma como se alimenta impacta não só sua saúde física, mas tem forte influência sobre os seus sentimentos? Isso porque comer de maneira adequada pode amenizar sintomas ruins.

Quando nos sentimos nervosos, muitas vezes, buscamos na comida uma forma de amenizar o estresse, não é mesmo? A lógica tem fundamento: tudo o que comemos afeta, direta ou indiretamente, o funcionamento do nosso cérebro. Como consequência, a nossa saúde mental pode ser afetada se a nossa alimentação não vai bem.

Dependendo do nível de intensidade, a ansiedade pode provocar diversos prejuízos físicos e mentais, que vão de dores de cabeça e musculares, problemas gástricos e digestivos até a obesidade, por exemplo. Além disso, insônia, falta de memória, irritabilidade e falta de concentração também podem estar associados a esse quadro emocional. 

 

Existem alimentos que diminuem a ansiedade?

A boa notícia é que a alimentação pode contribuir, sim, para diminuir e controlar a ansiedade. Veja, a seguir, quais são os alimentos que aliviam o estresse e vão ajudar você a viver com mais equilíbrio:

 

  • Frutas e vegetais, principalmente verde-escuros e grãos integrais;
  • Gorduras poli-insaturadas, como azeite de oliva, castanhas, nozes e abacate;
  • Consumo moderado de laticínios, principalmente iogurte e queijo;
  • Baixo consumo de proteína animal;
  • Diminuir o consumo de alimentos industrializados;
  • Alimentos frescos, respeitando o ciclo sazonal de crescimento.

 

Esses nutrientes atuam na regulagem da microbiota intestinal e aumentam a produção de serotonina, o famoso hormônio da felicidade, ou seja, que promove aquela sensação gostosa de relaxamento. 

 

O que piora a ansiedade?

Por outro lado, existem alguns ingredientes que podem agravar os sintomas de ansiedade e o desequilíbrio do corpo. No geral, são alimentos associados a alterações na glicemia (o famoso “açúcar no sangue”) e na produção de serotonina. Além disso, os estimulantes podem ter um efeito negativo para quem já sofre com quadros de estresse e ansiedade. Sendo assim, veja o que evitar:

  • Açúcar, doces e bebida açucaradas em geral;
  • Farinha branca, bolos, biscoitos e pães brancos;
  • Cafeína, presente no café, energéticos, chá mate, chá verde e chá preto;
  • Bebidas alcoólicas em excesso; 
  • Carne vermelha e embutidos, como salame e linguiça;
  • Outros alimentos ultraprocessados, como bolachas recheadas, salgadinhos de pacote e fast foods, por exemplo. 

 

Até mesmo para quem não tem ansiedade, mas está passando por um momento conturbado, a comida pode ser uma grande aliada. Para isso, é preciso saber escolher os alimentos mais adequados.

Além de melhorar sua alimentação, Sominex Composto pode ser o aliado para ajudar você a combater os sintomas de ansiedade, irritabilidade e estresse. Composto por Passiflora Incarnata, que controla a ansiedade; Valeriana, que é um redutor de tensões; e Crataegus, potente indutor do sono, sua fórmula completa melhora os sintomas da ansiedade, irritabilidade e trabalha a qualidade do sono, proporcionando mais tranquilidade, bem-estar e qualidade de vida. 

Além de investir em nossas dicas e nos alimentos que diminuem a ansiedade, lembre-se: nada substitui a ajuda de um profissional especializado. Por isso, não deixe de buscar orientação adequada de um especialista caso sinta necessidade.

Você também pode gostar:

Deslize para o lado