Ansiedade, o mal do século

atenção, ansiedade é assunto sério, entenda melhor.

principais sintomas

INSÔNIA

Segundo a Associação Brasileira do Sono, 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia. Normalmente, quem sofre com esse problema, demora muito para conseguir dormir ou tem dificuldades de permanecer dormindo por um tempo determinado.

Desta forma, acorda cansado, tem sonolência durante o dia, dificuldade para manter a concentração, lapsos de memória, desmotivação e, até mesmo, irritabilidade.

A insônia afeta a qualidade de vida das pessoas, prejudicando ainda mais a ansiedade.

A ansiedade se manifesta em nosso corpo por meio de uma serie de sintomas. Como se fosse um aviso de que algo não vai bem na nossa mente.

É uma reação natural do corpo e esta ligada à preocupação, medo, incerteza e nervosismo. Um reflexo automático do organismo frente algumas situações que geram medo, expectativa e apreensão.

Apesar de comum, a ansiedade pode se transformar em um distúrbio e comprometer o dia a dia das pessoas, quando não tratada de forma correta.

IRRITABILIDADE

A irritabilidade é o estado emocional ou reação ocasionada por estímulos que provoquem raiva ou frustração, por exemplo. O excesso de irritabilidade pode ser uma característica da ansiedade, levando à falta de concentração, pensamentos negativos constantes, inquietude, isolamento ou medo excessivo.

Com isso, a pessoa pode apresentar um comportamento agressivo.

ESTRESSE

O estresse está relacionado com qualquer situação ou pensamento que provoca frustração e nervosismo, que acaba passando espontaneamente. Porém, pode causar efeitos físicos, como cansaço constante, formigamento nas mãos e pés, mudança de apetite, problemas de pele, gastrite prolongada, sensibilidade emotiva excessiva, desejo sexual diminuído, hipertensão arterial, e muitos outros que afetam o desempenho diário.

TENSÃO MUSCULAR

A tensão muscular é considerada uma resposta fisiológica ao desconforto causado ao corpo pelos estímulos externos. Os mais comuns são provocados por fatores emocionais, como estresse e ansiedade, ou decorrentes de problemas posturais que ameaçam a saúde.

RESPIRAÇÃO IRREGULAR

A ansiedade pode levar ao surgimento de sintomas psicológicos e físicos, como respiração ofegante.

PALPITAÇÃO

O coração acelerado involuntariamente, taquicardia ou palpitação como é também conhecido, pode ser um dos sintomas do estresse e da ansiedade. Isso ocorre porque o organismo libera adrenalina, um hormônio que aumenta a frequência cardíaca, tornando mais fácil sentir os batimentos do coração.

Se identificou com algum desses sintomas?

#juntosnessa

SE VOCÊ ACREDITA SOFRER DE ANSIEDADE, PROCURE AJUDA DE UM ESPECIALISTA.

*1. de ARGL Castillo • 2000; 2. Varella, Dráuzio – 2018;
3. de A Pizzinato • 2020; 4. Lacombe, Patrícia - 2020

o que pode causar ansiedade?

As causas da ansiedade são inúmeras e variam de pessoas para pessoa. Desde situações que geram expectativas, como o primeiro dia de trabalho, provas e eventos importantes, até acontecimentos traumáticos como um acidente de trânsito ou a perda de entes queridos.

Outras possíveis causas são a genética devido ao histórico familiar de transtornos de ansiedade ou até mesmo distúrbios hormonais, principalmente em mulheres, com fatores ligados ao ciclo menstrual ou menopausa.

O importante é saber identificar o que lhe desperta a ansiedade e, quando sair do controle, procurar ajuda é a melhor solução.