Nome da Categoria
Você sente dificuldade para ficar acordado durante o seu horário de trabalho, se sente sonolento e indisposto para realizar outras atividades, está sempre cansado e com sono e não sabe por quê?
Sentir-se exausto nos dias atuais é tão comum que pode ser até considerado “normal” para algumas pessoas. Afinal, todos nós nos sentimos cansados de tempos em tempos. Mas saiba que o sono ruim e a sonolência excessiva podem ter efeitos drásticos a longo prazo em sua saúde.
Sentir vontade de dormir com frequência não necessariamente significa que há um distúrbio de sono. Essa é uma condição que afeta cerca de 20% da população em geral. Mas é importante investigar, pois pode ser um sinal do organismo avisando que algo precisa melhorar.
A sonolência diurna excessiva é definida como a dificuldade em permanecer acordado ou alerta, ou um desejo acentuado de dormir durante o dia.
Além do desejo de dormir, há outros sintomas que caracterizam a sonolência excessiva. São eles: dificuldade de se manter alerta, irritabilidade, problemas de memória, falta de foco, dificuldade em tomar decisões, lentidão, entre outros.
Principais causas da sonolência excessiva
Alguns fatores mais comuns que desencadeiam a sonolência excessiva são: fadiga e esgotamento. Isso ocorre devido a determinadas causas, que podem ser:
Além de outras doenças como: diabetes, anemia, apneia do sono, narcolepsia, rinite, fibromialgia, infecções, doenças cardíacas, entre outras.
Ter um sono de qualidade e por tempo adequado à noite proporciona diversos benefícios à saúde do organismo em geral. Fortalece o sistema imunológico, libera a produção de alguns hormônios e consolida a memória. Quando as pessoas dormem o suficiente à noite, elas não apenas se sentem melhor durante o dia, mas também aumentam as chances de viver vidas mais saudáveis e produtivas.
Você sabia que a EMS desenvolveu o Sominex Melatonina? Sominex Melatonina Sleep Fast é um suplemento alimentar à base de melatonina, ideal para quem busca regular o ciclo do sono. Seu uso auxilia o organismo a entrar na fase de relaxamento, promovendo uma melhor qualidade do sono.
Com seu efeito regulador sobre o ciclo circadiano, a melatonina também pode ser usada para aliviar a depressão sazonal. Esse transtorno é comum no inverno — especialmente em regiões onde a estação é mais longa, causando tristeza, sono excessivo e outros problemas.
A melatonina também tem ação antioxidante no organismo, sendo associada a um aumento na imunidade. Isso contribui para a prevenção de diversas doenças e auxilia no tratamento de várias outras — como enxaqueca, fibromialgia, glaucoma e isquemia.
Como diagnosticar e tratar a sonolência excessiva
Caso você já tenha tentado alternativas para se livrar da sonolência excessiva ao longo do dia – como uma boa alimentação, prática de atividades físicas e um sono de qualidade à noite, mas não obteve sucesso, para detectar a causa do sono excessivo, é importante procurar um médico especialista.
Ele avaliará todos os fatores relatados e pedirá exames laboratoriais. É possível que seja recomendada também a realização de exames específicos para o monitoramento da qualidade de sono. A partir daí, será possível realizar um diagnóstico bem embasado e buscar as melhores soluções para cada situação.
Deslize para o lado
Onde Comprar