O que é a Síndrome de Burnout e por que ela se tornou uma doença tão frequente nas empresas?

categoria

Nome da Categoria

Em alguns momentos, a jornada de trabalho pode gerar uma carga excessiva de estresse e abalar a saúde mental dos profissionais. É o que acontece quando há muitas tarefas para serem entregues, excesso de compromissos, jornadas muito longas e problemas recorrentes. Profissionais submetidos a essas pressões e cobranças podem desenvolver a Síndrome de Burnout.

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio psíquico que provoca abalos na saúde mental e física. Ela é classificada como uma doença ocupacional, segundo a OMS, incluída na 11ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11), portanto, um problema decorrente principalmente das condições de trabalho, apresentando-se por meio de sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. 

A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. Essa síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros. A Síndrome de Burnout também pode acontecer quando o profissional planeja ou é pautado para objetivos de trabalho muito difíceis, situações em que a pessoa possa achar, por algum motivo, não ter capacidades suficientes para os cumprir.

Quais são os principais sintomas da Síndrome de Burnout?

O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem indicar o início da doença. Além disso, outros sintomas comuns são:

  • Cansaço excessivo, físico e mental;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Alterações no apetite;
  • Insônia;
  • Dificuldades de concentração;
  • Sentimentos de fracasso e insegurança;
  • Negatividade constante;
  • Sentimentos de derrota e desesperança;
  • Sentimentos de incompetência;
  • Alterações repentinas de humor;
  • Isolamento;
  • Fadiga;
  • Pressão alta;
  • Dores musculares;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Alteração nos batimentos cardíacos.

O estresse crônico que é experimentado na Síndrome de Burnout impossibilita o profissional de trabalhar tão eficientemente como antes. Frequentemente, isso resulta em tarefas incompletas e no aumento da procrastinação.

Colaboradores que sofrem dessa síndrome veem a rotina se tornar uma bola de neve. Quanto mais estresse sentem, menos produzem, e quanto menos produzem, mais são cobrados, criando um ciclo que prejudica a empresa e a saúde do trabalhador.

 

Como combater a Síndrome de Burnout?

 

Embora a Síndrome de Burnout tenha origem nas atividades profissionais, a verdade é que ela afeta toda a vida de uma pessoa. Por isso, é importante combater a raiz do problema, diminuindo ou eliminando o estresse no ambiente de trabalho.

 

Muitas pessoas não buscam ajuda médica por não saberem ou não conseguirem identificar todos os sintomas e, por muitas vezes, acabam negligenciando a situação sem saber que algo mais sério pode estar acontecendo. Por isso, não hesite em buscar ajuda profissional. 

 

O diagnóstico da Síndrome de Burnout é feito por profissional especialista após análise clínica do paciente. O psiquiatra e o psicólogo são os profissionais de saúde indicados para identificar o problema e orientar a melhor forma do tratamento, conforme cada caso.

 

E Sominex pode ajudar você a combater os sintomas de irritabilidade, estresse e insônia. Composto por Passiflora Incarnata, que controla a ansiedade; Valeriana, que é um redutor de tensões; e Crataegus, potente indutor do sono, sua fórmula completa melhora os sintomas da ansiedade, irritabilidade e trabalha a qualidade do sono, proporcionando tranquilidade e bem-estar. 

 

A melhor forma de prevenir a Síndrome de Burnout é adotar estratégias que diminuam o estresse e a pressão no trabalho. Condutas saudáveis evitam o desenvolvimento da doença, assim como ajudam a tratar sinais e sintomas logo no início. Outra conduta muito recomendada para prevenir a Síndrome de Burnout é descansar adequadamente, com boa noite de sono (pelo menos 8 horas diárias). Também é fundamental manter o equilíbrio entre o trabalho, lazer, família, vida social e atividades físicas para ter uma rotina mais produtiva e feliz.

Você também pode gostar:

Deslize para o lado